Dilma diz que dólar ainda é forte, mas vê uso de moedas locais

Escrito em 06/07/2025

A presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, Dilma Rousseff, disse, neste sábado (5), que não vê o dólar perdendo força no mercado financeiro internacional. Ela falou com jornalistas no fim da 10ª reunião anual do Banco, no Rio de Janeiro.

Segundo ela, quando ocorria uma crise, as pessoas compravam o dólar para se proteger, o que não tem acontecido neste momento. No entanto, este único movimento não é suficiente para dizer que o dólar enfraqueceu. Dilma Rousseff afirmou que os países têm buscado, sim, usar as próprias moedas no comércio internacional.

O Banco dos Brics foi criado para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros. Desde a criação, em 2014, o banco aprovou 120 projetos, no valor de 40 bilhões de dólares, dos quais 22 bilhões já foram desembolsados.

O Brasil corresponde a quase um quinto do valor sacado, segundo Dilma.

Dilma Rousseff ainda anunciou a entrada da Colômbia e do Uzbequistão no Banco. Os dois países se juntam Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes, Bangladesh, Egito e Argélia.

109:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2025-07/dilma-diz-que-dolar-ainda-e-forte-mas-ve-uso-de-moedas-locais

.